março 01, 2014

Resenha - Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons



       


Autor (a): Sherri Wood Emmons

Editora:  Novo  Conceito

Ano: 2012

Nº de Paginas: 360
Classificação:



SinopseQuando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... Que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... E aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

  



   
    Quando vi este livro, algo já me chamou muito a atenção logo  de cara. A capa! A menininha que esta no centro, sua fisionomia, a beleza e também os sentimentos que ela demonstra em suas feições, tristeza, solidão e inocência.
  Tem livros que quando lemos, eles nos surpreendem de tal maneira que pensamos “Mas porque não o li antes?” e com Preces e Mentiras eu tive essa sensação.
    A história se passa durante o final o final da década de 60,70 e o inicio da década de 80. Ela é narrada por Bethaby, uma menininha doce, mas às vezes medrosa.
    A família de Bethy costuma passar as férias de verão em uma cabana que eles possuem, em Coal River.
   E em uma dessas férias Bethy acaba se aproximando de sua prima Reana Mae. Que constantemente é negligenciada por seus pais.


   As duas desenvolvem uma amizade forte, que ultrapassa os laços de sangue como primas, mas sim se tratam como irmãs.    Durante o tempo em que Bethy está na cidade onde mora, ela é Reana Mae se comunicam por cartas, e é assim, após um grande intervalo de tempo em que elas não se comunicam que Bethy começa a achar que há algo diferente com sua prima.
   Reana Mae passa por muitos problemas familiares e vai se virando como pode.  A família de Bethy acompanha de perto tudo o que a menina passa e tentam ajuda-la como podem.
  Com o passar do tempo Reana Mae vai se transformando, e quando Bethy volta para mais um verão na cabana do rio ela percebe que sua prima Reana Mae, que era magrinha, feinha, esta se transformando em uma bela moça. E as mudanças não são apenas por fora, mas por dentro da menina também.   Assim Bethy começa a descobrir os segredos e mentiras que rodeiam toda sua família.   



    Percebendo que sua vida não era assim tão perfeita como ela imaginava, ou que seus pais queria que ela acreditasse.
    A cada página nós podemos acompanhar a infância, adolescência e inicio da vida adulta dessas meninas.

    
    Um livro escrito de forma brilhante, com personagens incríveis e bem construído.
    A autora faz com que você sinta todas as emoções que são relatadas no livro. Ela traz várias questões pra a obra como: relações conflituosas entre gerações, mentiras, doenças mentais (a tal chamada Sangue Ruim), pedofilia, violência familiar e traições.
  Em determinados momentos do livro você fica chocado com os acontecimentos, os segredos descobertos, e por tudo que essas garotas passam.
   Sherri faz com que você queira devorar o livro, ela sabe muito bem amarar os pontos da história, aos poucos  o leitor vai  descobrir todos os segredos sórdidos que cercam a todos.
   È uma leitura que flui muito bem, você se prende a história do começo ao fim, se encanta e se surpreende de tal maneira que é impossível larga-lo antes de termina-lo.
   

                   Leitura super construtiva e muito indicada.


           
   Veja também a Entrevista com a Autora sobre a Obra Preces e Mentiras .                                                                          


 Sobre a Autora:
  
  Sherri  Wood Emmons  é autora 
e editora freelnace. Preces e  
Mentiras é seu primeiro  trabalho de ficção. Ela é graduada pela Earlham College e pela University Of Denver Publishing Institute. 
   Mãe  de três filhos, Sherri mora em Indiana com seu marido, dois beagles gordos e quatro  gatos mimados.  







Nadia Oliveira



                                                                 Postado Por: